Vice-Presidente

S. Ex.ª Sr. Vice-Presidente Bornito de Souza Baltazar Diogo

Bornito de Sousa Baltazar Diogo, nascido aos 23 de Julho de 1953, no Quéssua, Província de Malanje, filho de Job Baltazar Diogo, professor primário, linguista na especialidade de Quimbundo-Português, tradutor da Bíblia Sagrada do Português para o Quimbundo, Reverendo da Igreja Metodista Unida e ex-preso político pela PIDE-DGS, e de Catarina Manuel Simão Bento “Katika”, doméstica.
 
Casado com Maria José Rodrigues Ferreira Diogo, tem (4) filhas biológicas e 2 filhos de afecto.
 
Fez o ensino primário na Escola Primária “Amor e Alegria”, na Missão Metodista do Quéssua, em Malanje, e na Escola da Igreja Metodista Unida Central, em Luanda.
 
Fez o ensino secundário no Liceu Salvador Correia, em Luanda e duas licenciaturas, uma em Direito pela Universidade Agostinho Neto e outra em Ciências Sociais pela Escola Superior do Partido, em Luanda.
 
É Advogado e Docente da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional das Faculdades de Direito da Universidade Agostinho Neto e da Universidade Católica de Angola. Co-autor, com o Prof. Dr. Adérito Correia, da colectânea “Angola–História constitucional”.
 
Foi militante clandestino do MPLA, em Luanda, Bairro Marçal, desde 1969, então com 16 anos de idade, influenciado pelos “acontecimentos no Congo” e pela militância e, posterior, prisão do seu pai, o Reverendo Job Baltazar Diogo, e do seu tio materno, o Dr. Luís Micolo, jurista, professor, músico e distinta personalidade da Igreja Católica de Angola.
 
Foi preso político da PIDE-DGS, na Cadeia de S. Paulo, Província de Luanda, e em S. Nicolau/Bentiaba, Província do Namibe, de Janeiro de 1971 a Maio de 1974, tendo sido libertado na sequência da Revolução de 25 de Abril, em Portugal.
 
Fez treinamento político-militar, no CIR Kalunga, Dolisie/Loubomo, República do Congo, e no CIR Binheco, Maiombe, Província de Cabinda.
 
Foi Comissário Político da Companhia de Administração e Serviços (CAS), do Estado Maior da 2ª Região Político-militar, Província de Cabinda.
 
Foi Comissário Político da Marinha de Guerra de Angola das FAPLA desde a fundação desse Ramo das Forças Armadas Angolanas, em 1976 e Chefe Adjunto da Direcção Política Nacional das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA).
 
É Titular do Curso Superior de Oficiais da Escola Superior Militar do Huambo e General das Forças Armadas Angolanas (FAA), na Reforma.
 
Foi membro da Comissão para família das Condecorações militares, agraciado com a Medalha do Guerrilheiro do MPLA, a Medalha 11 de Novembro de 1ª Classe “Ouro” e a Medalha “50 Anos do MPLA”.
 
Participou no Congresso do MPLA de Lusaka, na Zâmbia, e na Conferência Inter-Regional do MPLA, realizada no Lunhamege, nas então Zonas libertadas do Leste de Angola.
 
Foi Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA. Foi Deputado da Assembleia do Povo e depois Deputado da Assembleia Nacional, onde presidiu o Grupo Parlamentar do MPLA até Fevereiro de 2010 e Deputado da Assembleia Constituinte de 2010.
 
Na Assembleia Nacional foi ainda Presidente da Comissão dos Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos e Presidente da Comissão de Relações Exteriores. Foi igualmente Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar Partidária África, Caraíbas e Pacífico/União Europeia (ACP/EU).
 
É membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA, tendo exercido ainda as funções de Director do Departamento de Organização do Comité Central (DORGAN), membro do Secretariado do Comité Central, Secretário do Comité Central para as Relações Exteriores e Secretário do Comité Central para a Organização.
 
Desempenhou as funções de Ministro da Administração do Território, de Fevereiro de 2010 a Setembro de 2012, tendo sido reconduzido desde Outubro de 2012.
 
Tem como Hobbies a Aviação (Piloto Privado de Aviões), as questões de desenvolvimento e gestão integrada de Municípios e Cidades, a Informática e novas tecnologias, a pilotagem naval de recreio, a literatura e o desporto.
 
Fala Português e Inglês de forma proficiente, além de Francês e Espanhol. A sua língua africana materna é o Quimbundo.